PROJECTO CONTA, PESO E MEDIDA

APRESENTAÇÃO
Este projecto surge no âmbito do planeamento e da operacionalização do Programa de Saúde Escolar e das respectivas orientações da Direcção-Geral da Saúde relativamente à sua implementação nos agrupamentos de centros de saúde e, ainda das necessidades de saúde identificadas pela Coordenadora do Projecto de Promoção de Educação para a Saúde (PPES) do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
No âmbito do PPES, o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga elaborou um diagnóstico da prevalência da pré-obesidade e da obesidade nos alunos do 2.º e 3.ºciclos da Escola EB 2,3 de Valongo de Vouga, calculando para isso, o Índice de Massa Corporal e o Pertcentil de cada aluno.
Tendo como premissa, as características dinâmicas dos processos de crescimento e maturação, que ocorrem na idade juvenil, e apesar de ser difícil o diagnóstico de excesso de peso e de obesidade em crianças e adolescentes, as enfermeiras, a psicóloga, a nutricionista e a médica de Saúde pública do Centro de Saúde e a coordenadora do PPES do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, identificaram a necessidade de elaborar um projecto que integrasse uma abordagem a diferentes níveis, destas situações de alunos(as) com obesidade e suas famílias, definindo-as como prioridade de intervenção. Considerou ainda, ser importante sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática, com a perspectiva de prevenção de desenvolvimento de novos casos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde (DGS, 2005). O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e incluem factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais.
A implementação deste projecto tem várias vertentes e momentos, dado envolver diferentes actividades e profissionais. Numa 1ª fase será realizada uma consulta com as enfermeiras Cláudia Simões, Margarida Sucena e Rosa Seabra, responsáveis pelo Projecto. Após a realização desta consulta no Gabinete de Apoio e Informação ao Aluno, 4.ª feira – das 15h:30 às 17h:00, os alunos serão referenciados para o médico de família, que após a sua avaliação encaminhará para a Nutricionista. Esta técnica efectuará o atendimento em horário pós-laboral (das 16h:00 às 20h00), às quintas-feiras, no Centro de Saúde de Águeda.
Serão ainda efectuadas sessões de educação para a saúde com as temáticas solicitadas. Em Maio, irão decorrer 4 Workshops teórico-práticos sobre a alimentação saudável, dirigidos aos alunos abrangidos pelo Projecto e respectivos pais/encarregados de educação.