segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FÓRUM DE ALUNOS SOBRE DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Mais uma vez os alunos, da turma do 8.ºC, Daniel Estima, Ricardo Ferreira, Ana Coutinho, Tiago Gomes, da turma do 8.ºB, Ana Miguel, e da turma do 5.ºA, Ana L. Santos, coordenados pela Educadora Isabel Santiago, dedicaram algum do seu tempo livre na preparação e organização do 2.º Fórum de alunos, na nossa escola. Para além da elaboração do cartaz de divulgação, visualizaram e seleccionaram filmes sobre anorexia e bulimia a serem apresentarem e explorados no Fórum.

Houve ainda o cuidado dos alunos organizarem a sala para a sua realização.

Publicação3As coordenadoras do Projecto de Promoção e Educação para a Saúde elaboraram uma apresentação alusiva ao tema que serviu para os professores responsáveis pela saúde de cada turma ou DT sensibilizarem os alunos para essas problemáticas e apelar à sua participação.

A psicóloga Teresa Almeida, do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga I, gentilmente assegurou a dinamização deste Fórum.

Destacaram-se 3 momentos: a visualização e exploração dos filmes seleccionados; selecção de imagens por cada aluno (disponibilizadas em papel e espalhadas pelas mesas), e partilha com o grupo, sobre as imagens que seleccionaram e o porquê; debate e elaboração das seguintes conclusões, pelos 19 alunos presentes: É preciso valorizarmo-nos”; “Não é só a aparência que conta”; “Gostar de ser quem somos”; “Não se deve criar um modelo de pessoa, assim tipo Barbie”; “Deve-se pedir ajuda”; “Deve-se ajudar os outros”; “Devemos ser auto-críticos e não acreditar sempre nas publicidades”; “A actividade física é fundamental”.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário